Como "costurar" Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado?
Sou Mestre em Linguística Pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Revisão de Textos pelo Centro Universitário de Brasília (UNICeub). Revisei, nos últimos anos, mais de 100 mil laudas. Gosto de pensar o texto, especialmente o texto acadêmico, como um processo de costura de uma colcha de retalhos, em que cada retalho (elemento textual: pré-textual, textual e pós-textual) deve ser articulado à estrutura do gênero textual. Para o caso de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, todos os elementos do texto devem ser desenvolvidos considerando-se o recorte temático, o problema ou hipótese, os objetivos do trabalho e a metodologia. Esta seria a "costura" necessária para trazer validade científica à pesquisa.
Além disso, considero, também, essa "costura" em nível gramatical, em relação às questões de coesão e coerência do texto, seleção vocabular e desenvolvimento dos parágrafos. A seguir, compartilho com vocês, detalhadamente, como esse processo deve ser pensado em relação ao texto acadêmico. O vídeo contempla tanto a costura em relação ao gênero em si (dissertações e teses) quando em relação a questões linguísticas e gramaticais.
Precisa de serviço de Revisão de Texto? Solicite orçamento por meio de meus e-mails: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br
Conheça um pouco mais o meu trabalho, curta a minha FanPage (https://www.facebook.com/criteriorevisao) e adicione-me no Instagram (@escrevereviver).
Comentários
Postar um comentário