Pular para o conteúdo principal

O processo de edição textual é uma habilidade especializada


O processo de edição textual é uma habilidade especializada

Revisão é a identificação e correção de inadequações e inconsistências. A edição é um processo diferente, que envolve outras questões como o estilo ou até mesmo o conteúdo do texto. Revisores podem, também, atuar no nível de edição. Isso varia de acordo com o serviço que este oferece. Essa é uma área mais subjetiva e requer um alto nível de confiança entre o autor e o editor de cópia.
A revisão é mais direta. Não importa se a cópia é muito prolífica ou cheia de jargões e não se trata de gosto pessoal. Todo trabalho é diferente, mas geralmente um revisor verifica e corrige erros de ortografia, gramática e pontuação.
A edição é um processo muito comum em editoras. Há todo um engajamento em relação à publicação, seja em um jornal, uma editora de livros, uma revista (científica ou não).

Alguns revisores oferecem serviço de edição, mas é preciso compreender as limitações do revisor nesse caso. Jamais entregue um texto a um revisor e espere uma redenção plena e absoluta desse profissional em relação ao seu texto. Você deve ter mais consciência sobre o seu próprio texto e sobre si mesmo, ninguém, jamais, o “salvará” ou o seu próprio texto. Não espere uma postura messiânica de um revisor ou que ele atue por você.

É preciso compreender que o revisor não é o responsável pelo texto e a sua atuação é limitada, mesmo que este esteja disposto a ir além de uma simples revisão. Eu sugiro que, especialmente para o caso de textos acadêmicos, a edição seja uma das etapas de redação. Os pesquisadores devem “esgotar” os seus textos, revisá-los, editá-los para, posteriormente, enviá-los a um revisor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Escrevi este post em resposta aos vários   e-mails   que recebo, com questionamentos sobre como comecei a empreender na internet, ao longo destes 19 anos. Meu nome é Anderson Hander Brito Xavier. Sou Revisor de Textos. Atuo há mais de 17 anos na área de Educação. Comecei a empreender na escola; eu fazia a capa dos trabalhos dos meus colegas, e ensinava inglês a eles aos finais de semana (no Segundo Grau). Quando entrei na universidade, ganhei muito dinheiro dando aulas particulares, e sendo fiscal de provas de concursos e vestibulares (fui fiscal do CESPE durante vários anos da minha vida), e participei de vários projetos como bolsista. Eu paguei todos os meus intercâmbios com o dinheiro que recebi desses projetos. Comecei com o Marketing Digital em 2003. criei um blogue na plataforma WordPress. Foram mais de 10 anos, desde então, escrevendo textos para os meus sites; e eu ainda escrevo, até hoje, ao menos, um texto por semana. Depois expandi a minha visão com Google Ads e outras pos

Indaiatuba – Revisão de Textos

  Anderson Hander, Revisor de Textos Seja muito bem-vindos ao meu site! O meu nome é Anderson Hander, sou Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Revisão de Textos pelo Centro Universitário de Brasília (UNICeub) e Graduado em Letras, também, pela UnB. Nos últimos anos, revisei mais de 100 mil laudas relativas a gêneros textuais diversos, especialmente artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso ou monografia, dissertações de mestrado e tese de doutorado. Currículo e experiência  Primeiramente Trabalho há mais de 10 anos na área, prestei serviço para grandes instituições como um escritório da Organização das Nações Unidas no Brasil (ONU), Fundação Cultural Palmares, Ministério do Meio Ambiente e, atualmente, sou revisor oficial de uma Revista Científica em Brasília – Distrito Federal. Tenho mais de doze  Atestes de Capacitação Técnica  emitidos pelo governo, por instituições privadas e ONGs. Ofereço dois tipos de Revisão de Texto:  Revisão Ort

Como "costurar" Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado?

  Como "costurar" Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado? Sou  Mestre em Linguística Pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Revisão de Textos pelo Centro Universitário de Brasília (UNICeub) . Revisei, nos últimos anos, mais de 100 mil laudas. Gosto de pensar o texto, especialmente o texto acadêmico, como um processo de costura de uma colcha de retalhos, em que cada retalho (elemento textual: pré-textual, textual e pós-textual) deve ser articulado à estrutura do gênero textual. Para o caso de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, todos os elementos do texto devem ser desenvolvidos considerando-se o recorte temático, o problema ou hipótese, os objetivos do trabalho e a metodologia. Esta seria a "costura" necessária para trazer validade científica à pesquisa.  Além disso, considero, também, essa "costura" em nível gramatical, em relação às questões de coesão e coerência do texto, seleção vocabular e desenvolvimento dos parágrafos